Temperamento

O Cane Corso tem o seu temperamento como o aspecto mais fascinante, que é a capacidade de reagir com mais ou menos velocidade aos estímulos positivos ou negativos. Quanto mais rápida é a reação, melhor ou mais alto seu temperamento.

cane corso temperamento

O Corso é um cão extremamente inteligente e voraz, de temperamento equilibrado, esta sua marca registrada fazendo dele uma raça inigualável. O equilíbrio deste cão é decorrente de uma milenar seleção, quase natural. Corsos com temperamento inadequado eram inviáveis para o serviço sendo descartados nas fazendas italianas. Não havia motivo para serem mantidos se não eram úteis para o homem.

Diferente dos demais molossos que preferem ficar descansando, o Cane Corso prefere aproveitar cada estímulo para ir de um lado para o outro. A raça procura sempre acompanhar o dono ou ir verificar a causa de todos os ruídos atípicos. O Corso sempre conhece o teu território muito bem, por isto ele não aceita a entrada de estranhos, fica sempre atento a tudo o que está na sua volta, havendo ruídos ou não.

O Cane Corso possui um potencial para promover um ataque devastador, entretanto devido ao seu equilíbrio o cão sabe analisar se existe alguma ação anormal e será necessário que ele execute um ataque. Mesmo que ele possuía esta habilidade de guarda, a raça procura sempre evitar estas reações, já que ele possui um temperamento muito dócil com sua família e com as pessoas com as quais seus donos convivem.

No relacionamento entre um Cane Corso e o seu dono, o cão sabe que o homem é sempre o líder, estabelecendo-se assim um laço forte de confiança e respeito mútuo. Não é difícil ver as demonstrações de coragem do Cane Corso, porque em diversas ocasiões, o cão dará o máximo de si para proteger seus donos e a sua propriedade, mesmo que sua vida esteja em risco.