Raça

Raça Cane Corso um Guardião Inteligente

A sua história inicia antes da Roma antiga, os detalhes são poucos, mas existem diversas teorias sobre a proveniência. Entre as existentes a mais aceita pelos estudiosos da raça, o Cane Corso tem seu início no Épiro, antiga região de dominação grega, onde atualmente se encontra a Macedônia.  O Cane Corso era utilizado na caça de animais selvagens como javalis, ursos e cervos, agindo em confrontos corpo a corpo. A raça foi desenvolvida na época do Império Romano na Itália.

O Cane Corso “irmão” do Mastim Napolitano é um cão de porte médio-grande, que possui uma musculatura bem desenvolvida apresentando também aspectos sólidos e compactos. Junto as estas características a raça apresenta devoção à sua família e uma grande paciência com crianças. O Cane Corso possui característica de ser um cão de fácil adaptação, equilibrado, fácil adestramento, discreto, companheiro e seu principal adjetivo segundo estudiosos é que ele deve ser considerado um guardião inteligente.

Filhote de Cane Corso no formato Europeu, sem orelha e rabo cortadoJunto à família é um cão dócil e sociável, individualmente compreensivo com as crianças, consciente de sua força e muito afetuoso. Podemos dizer que o Corso é um cão de muito físico, que sempre busca um belo contato com o seu dono, mas ao mesmo tempo um cão de guarda nos momentos necessários, por isto é considerado um guardião inteligente.