Qualidade e não quantidade na comida do cachorro

canecorso-comendoOs cachorros gostam de comer qualquer coisa? Em parte, isso até pode ser verdade. Mas estudo demonstrou que os cães preferem qualidade e não quantidade.
Cientistas norte-americanos descobriram que “menos é mais” quando o assunto são os hábitos alimentares dos cães.
Os cães são capazes de fazer rápidas decisões em relação à qualidade ou quantidade de comida, uma habilidade que só havia sido atribuída anteriormente aos humanos e macacos.
Kristina Pattison e Thomas Zentall da Universidade de Kentucky testaram o princípio de “menos é mais” dando cenoura baby e queijo para 10 cachorros de raças variadas.
Eles descobriram que os cachorros comiam voluntariamente o queijo e a cenoura, mas preferiam o queijo.
Entretanto, quando tinham que escolher entre um pedaço de queijo ou queijo com cenoura, nove dos dez cachorros escolheram comer apenas o pedaço de queijo.
Os pesquisadores afirmam que isso demonstra que os cachorros preferem comer seu petisco favorito mesmo que em quantidade menor do que outra comida oferecida.
O efeito “menos é mais” é considerado um atalho mental que mostra uma preferência qualitativa do que quantitativa, quando são oferecidas diferentes opções.
E os cientistas acreditam que o cachorro que escolheu a combinação de queijo e cenoura, preferindo a quantidade ao invés da qualidade, provavelmente viveu em abrigos ou teve que se virar para comer sozinho.

This article has 3 comments

  1. Muito boa a matéria, rápida e simples, sou apaixonado por cães por isso me tornei adestrador, estou adorando seu site, sempre procuro aprender mais sobre os nossos melhores amigos. Abraço !

  2. Ola bom dia,
    Tenho uma menina Cane Corso com 4 meses, a alimentação dela baseia-se na ração Royal Canin, mas é um pouco cara, será que com a mesma qualidade não poderei adquirir uma mais em conta? às vezes é só marca. Peço a vossa ajuda, ela é muito teimosa e faz xixi e coco em casa, Euzango-me quando vejo, mas a maior parte das vezes eu não vejo por isso nao posso fazer nada. Zango-me e mostro-lhe que é num quintal que ela pode fazer as suas necessidades, mas nada.
    Se me explicarem o que faço de errado agradeço.

    • Bom dia Ana,
      Sobre a ração: busque outra marca que considere boa e tente adaptar sua Corso a ela, faça aos poucos o processo para que ela sinta menos (misture as duas).
      Xixi coco: depende da forma que você está mostrando para ela. Talvez esta forma não esteja claro que não é para ela fazer isto. Irei planejar um post sobre o assunto.

Deixe uma recado