Auxiliar na criação de porcos selvagens

cane-corso-porcosEnorme é a distância que separa a criação atual de porco e a tradicional, para o qual houve uma grande contribuição e utilização do Cane Corso, no post de hoje iremos abordar esta função que na Itália é conhecida e muito curiosa por muitos amantes da raça.

Atualmente difundida e conhecida a utilização do trabalho de supervisão e proteção de suínos contra pragas e ladrões habituais, esta função é muito comum hoje em boa parte da Itália. Mas antigamente a supervisão era feita em javalis ou porcos selvagens muito agressivos, entretanto a relatos que o modo de criação atual é muito diferente da utilizada nos tempos antigos e por isto a função do Cane Corso era muito mais complexa e perigosa.

Completamente diferente, ou pelo menos não muito semelhante o modo de criação antigo os costumes de hoje, nos fazem pensar que o uso do Corso na criação de suínos rústico selvagem, são conduzidos pelo guardador de porcos na floresta, hoje são atividades muito mais semelhantes a de pastoreio sem colocar o cão em muitos riscos.

Já nos costumes antigos o guardador de porcos geralmente tinha como preferido os cães totalmente pretos. Em algumas regiões, a pastagem era praticada durante a noite, para evitar o calor escaldante do sol. Então durante o dia ele trabalhava no pasto e no turno da noite precisava ajudar a controlar o gado. Por fim nesta função de auxiliar com porcos, o Corso observava e buscava porcas fêmeas que estavam com seus filhotinhos na floresta, estas estavam irritadas pelo fato da aproximação do cão. Então o Corso as bloquear, e segurava pelo focinho ou na orelha  o porco. O guardador de porcos então se aproximava, pegava os leitões e os colocavam junto ao seu cavalo, após a captura o cão junto ao guardador voltavam da floresta, pelo fato dos leitões estarem no cavalo a fêmea voltava junto para o ambiente de origem. Um detalhe interessante é que muitas vezes alguns desses leitões eram dados ao cães para que eles pudessem se alimentar, e segundo alguns criadores da raça os guardadores faziam isto para que o cão tivesse uma boa recompensa por um trabalho tão valioso.

 

Deixe uma recado